A PRIMEIRA GERAÇÃO DE GOVERNANTE

Gaia autogerou três seres iguais a ela própria: Urano-o céu, Ponto- o mar e as montanhas
Quando escurecia o céu Urano deitava sobre a terra Gaia e a cobria por inteiro. O que para nós é incesto, para os gregos era hierogamia, uma união sagrada. Desta união nasceram três seres chamados Hecatonquiros, que eram gigantes com cem braços e cinquenta cabeças com força e estatura descomunal. Três outros seres chamados Cíclopes, criaturas enormes de apenas um olho no meio da testa entre as duas órbitas ocular, que por sua força e habilidades, ficaram conhecidos como os primeiros ferreiros e metalúrgicos.
Urano era o governante absoluto do Cosmos. E como não queria nenhuma ameaça ao seu poder aprisionou seus filhos no Tártaro, na grande região
inferior, universo que veremos adiante. Estes primeiros filhos eram seres que detinham poder de personificação, força e lutavam pelo poder, mas não eram Divindades.
Os primeiros Deuses foram os que nasceram em seguida. Seis filhos chamados Titãs e seis filhas chamadas de Titânides. Com o mesmo temor, a medida que iam nascendo, todos eram empurrados de volta para o ventre da mãe Gaia.
Com todos seus filhos aprisionados, Urano reinava soberano sem ninguém para colocar em risco sua posição.

Gaia, entretanto, estava insatisfeita. Pela dor e o desconforto em ter seus filhos devolvidos para seu ventre e sendo a mãe terra, sofria ao assistir o destino que estava sendo imposto a seus filhos. Ela decide então tramar uma conspiração contra seu marido cruel e pai terrível.
Cria uma pontiaguda foice e reúne parte de seus filhos os 12 Titãs e as Titânides . Compartilha sua insatisfação e propoe um levante contra Urano. Mas todos temiam ao pai e recusaram seu apelo. Diante da insistência, o Titã mais jovem, Saturno, aceita a incumbência e é colocado a par do plano.
Munido com a foice, Saturno prepara a emboscada enquanto a noite se aproxima. Quando o céu Urano ia se deitar sobre a Terra Gaia para fecunda-la novamente, o filho corta os genitais do pai com a foice e os lança ao mar. Do sangue que cai na Terra nascem as divindades Fúrias( ). Da espuma branca que emerge quando os genitais caem nas ondas do mar, surge a Deusa Vênus.
Urano após este episódio perde seu poder e não mais aparece nos registros mitológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário